quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Crónicas das férias #7


Os momentos que vivi cá por casa, e que resultaram da interacção dele com os meus pais, encheram-me o coração. De mimo, de riso, de alegria. Não só porque foi claro que se entenderam bem, mas porque era muito fácil que tivesse sido difícil, chato, e... silencioso: os meus pais não falam inglês (ainda que a mamã esteja a aprender), e ele não fala português (ainda que esteja a aprender). 

Quando eu estava presente, fazia de tradutora. Quando me distanciava por algum motivo, eles não se calavam. Do lado deles a capacidade intuitiva e as palavrinhas que a minha mãe conhece e a fazem adivinhar a frase completa pelo contexto. Do lado dele o smartphone e um programa de tradução em tempo real -- que dava mais tiros ao lado do que certeiros e causou inúmeras gargalhadas. 

Ele e a minha mãe aprenderam especialmente um com o outro. Ele fazia perguntas e copiava-lhe a pronúncia. Ela repetia o processo e aventurava-se mais do que ele. E nunca vou esquecer a carinha dele de "aiii o que ela disseeee", como os miúdos, quando a minha mãe trocou a pronúncia de sheet por shit e beach por bitch. E lá ao longe só o ouvia dizer: "No, no, no, noooooo" entre risos familiares que enchiam a casa.

Durante vários dias ele não conseguiu ouvir a diferença entre também e tudo bem, esta e está. E quando achou que tinha domado essas palavrinhas apareceu o este e o isto. 

E depois de dez dias cheios, 
mal posso esperar por cenas dos próximos capítulos  

11 comentários:

  1. Eu, Pooh, me acuso! Encantadores, a imagem, e a discrição da convivência. :))

    Beijos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ahahaha :) Se és como o Pooh, já tens um pedaço do meu coração nas tuas mãos pela eternidade, Canca.

      Beijooos*

      Eliminar
    2. I'm totally Pooh. :) Está explicada a nossa empatia! :))

      Beijos******

      Eliminar
    3. Posso roubar a imagem?

      Mais beijos

      Eliminar
    4. :))) Está explicada!

      Podes roubar a imagem, claro que sim!*

      Mais abraços :))

      Eliminar
  2. Se tu soubesses o que já me ri aqui a imaginar a cena do "ai o que ela disse" :'DDD ahahahahah

    [é oficial: vai ser um grande problema quando ele começar a disparatar e eu não me puder rir *.*]

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :'DDD Ahahaha!

      Mas porque é que haverias de não poder rir-te?! *

      Eliminar
    2. Acredita: tu vais perceber quando eu não me puder rir muahahah

      Eliminar
    3. Estou curiosa, agora :) Vamos ver ;) *

      Eliminar
  3. Olá querida ABT,
    A primeira vez que li este post sorri dezenas de vezes, hoje e ao recordar este fim-de-semana ainda estiveram presentes mais sorrisos. Imaginei o momento mágico ao ler as tuas lindas palavras e tenho a certeza que foi realmente mágico e muito lindo.
    A vida é uma aprendizagem e o mais importante é ter vontade e aprender com um sorriso, como sendo um simples caminhar num jardim cheio de flores.
    Os teus pais são pessoas adoráveis e o teu grande amor também, :)*

    Sei que este fim-de-semana será mágico e ficam os votos para que seja mais ainda mágico e mais lindo porque tu mereces, :) ♥ ***

    beijinhos e um excelente fim-de-semana, :)***

    PS: Vai correr tudo bem, :)***

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nada a contra-argumentar: os meus pais e ele são realmente adoráveis :)

      Beijinhos e um lindo fim-de-semana

      Eliminar

Outros pensamentos